O que são Círculos de Mulheres?

Os círculos de mulheres são reuniões de irmandade que proporcionam às mulheres um espaço seguro para se ligarem, partilharem e se fortalecerem.

As nossas antepassadas reuniam-se na tenda vermelha e nos alojamentos da lua como um espaço sagrado para se ligarem, especialmente durante a menstruação. Grupos religiosos, como os pagãos e os cristãos celtas dos séculos V e VI, juntavam-se em círculos de mulheres. O mesmo aconteceu com as mulheres judias ao longo dos séculos para observar Rosh Chodesh, a primeira parte da lua na “cabeça” do mês.

Com o fogo no centro, as mulheres circulavam em torno da luz e do calor, um lugar para partilhar histórias, cozinhar refeições, honrar os deuses e deusas e dançar sob as estrelas. Quando participamos num círculo de mulheres, continuamos a tradição das nossas antepassadas, formando uma comunidade sagrada de deusas para celebrar o feminino.

Quando nos sentamos num círculo de mulheres, ligamo-nos e apoiamos a irmandade num espaço seguro. É um momento para celebrar o divino feminino, para encorajar a originalidade e a singularidade das nossas irmãs, e deixar o seu eu autêntico brilhar!

Honramos as nossas mulheres antepassadas

Um círculo de mulheres honra as mulheres antepassadas através da unidade e do ritual, um momento para considerar as gerações que prepararam o caminho para as oportunidades disponíveis para as mulheres de hoje. Honramos a sua força para ultrapassar os muitos obstáculos da feminilidade. Celebramos as “primeiras” mulheres que se ergueram contra o patriarcado e se tornaram líderes na sua comunidade. Recordamos as grandes mulheres guerreiras, as donzelas do escudo, a Avó Xamã, e todas as mulheres que encarnaram o divino feminino com coragem, resiliência e compaixão.

O círculo de mulheres é um lugar para a comunidade

Como um espaço inclusivo, o círculo de mulheres acolhe todas as idades e reúne as gerações. Bisavós, avós, mães e filhas sentam-se juntas em solidariedade. As mais velhas transmitem a sua sabedoria aprendida com a experiência. As novas gerações de raparigas devolvem às mais velhas a maravilha infantil e a alegria da juventude. Juntas, a força partilhada circula por todas as gerações, uma forma de se capacitarem mutuamente para participarem de forma significativa na comunidade e prepararem o caminho para as futuras gerações femininas.

O círculo de mulheres reforça o poder feminino e a irmandade

A sociedade tem frequentemente encontrado formas de quebrar os laços sagrados entre as mulheres. Um círculo de mulheres recorda às irmãs que se devem tratar como aliadas e não como concorrentes. Abraçamos as mulheres como nossas irmãs, elevando-nos umas às outras.

O círculo de mulheres celebra o divino feminino

O círculo de mulheres é uma oportunidade para entrar em contacto com o divino feminino. As mulheres despertam a sua ligação com a intuição, a imaginação e a capacidade de fluir com os ritmos da vida. À medida que se reconectam com esse divino feminino através do apoio da irmandade, podem expressar melhor a sua sabedoria nos seus relacionamentos, famílias e comunidades.

O círculo de mulheres é um espaço seguro e de apoio

O círculo de mulheres dá a cada participante a oportunidade de dizer a sua verdade sem julgamentos. Partilhar com mulheres que nos apoiam e dão força liberta-nos do peso dos nossos fardos. Lançamos luz sobre os nossos medos, diminuindo assim o seu poder. Podemos então ultrapassar o muro do medo e entrar na liberdade da nossa força e luz divina.

O círculo de mulheres é um lugar de auto-cuidado

As mulheres desempenham papéis essenciais nas sociedades. São as mães, as esposas, as tias, as irmãs. Elas ocupam posições de poder, guiando as futuras gerações de mulheres a perseguir os seus sonhos. São as rainhas da multi-tarefa, cuidando das suas famílias e pagando as contas enquanto fazem malabarismos com uma carreira. Muitas vezes, as vidas ocupadas impedem o auto-cuidado. O círculo de mulheres é um momento de amor-próprio. Dá às mulheres permissão para dedicarem tempo a cuidarem de si próprias. Um círculo de irmãs oferece um momento para apreciar todo o trabalho árduo necessário para ser mulher. É um momento para descansar, para se relacionar com as irmãs e para se concentrar no bem-estar físico e mental.